Vitivinicola

As características que melhor identificam a qualidade do vinho provêm dos longos períodos de maceração em barris. Este é um processo oxidativo, que ocorre pelos poros da madeira. Para que isto aconteça, é necessário criar condições ideais para a evolução e conservação do vinho, sendo as mais importantes: Luz / Escuridão; Ventilação; Temperatura; Humidade.

Os sistemas de nebulização através de MICROASPERSORES são utilizados com enormes vantagens para a manutenção do nível ideal de humidade e temperatura no interior de adegas vinícolas, dado que em determinadas épocas do ano não se consegue obter o nível certo de humidade, o que leva ao surgimento de problemas na qualidade do vinho.

Um baixo nível de humidade é um dos factores principais para a evaporação natural do vinho, com algumas perdas em termos económicas, não só do produto mas também do tempo e mão-de-obra de quem se dedicou a colher. Os barris de madeira estão sujeitos a uma seca das paredes externas, o que com o tempo compromete a qualidade do vinho.

Os sistemas de nebulização MICROASPERSORES reduzem de um modo económico todos estes problemas, regulando naturalmente a humidade e a temperatura dos espaços vinícolas. A água nebulizada do sistema é pulverizada pelos aspersores especiais, capazes de gerar micro-gotas, de dimensões inferiores a 10 mícrons, que são absorvidas imediatamente pelo ar sem molhar pessoas, objectos e superfícies mais próximas.

Os níveis ideais seriam: Temperatura entre os 12 °C e os 14 °C e humidade entre os 65% e os 80%.

Os resultados são notáveis pois mantêm a eficiência dos barris com o passar do tempo, conservando a qualidade da madeira, o que permite uma produção de qualidade extrema. É também reduzida a diminuição natural do produto, o que permite uma poupança de custos que amortizará o custo de instalação em poucos meses.

Os barris devem estar armazenados em locais protegidos de correntes de ar e luz. Com menos de 65% de humidade existe o risco de secagem dos barris, bem como da criação de fungos ou mesmo mofo. Um nível de humidade compreendido entre os 80% e os 85% permitem limitar a “perda de vinho”. Também a estrutura construtiva dos barris beneficia de um correcto grau de humidade. Para prevenir qualquer risco de seca e fissuras nas uniões dos barris durante a armazenagem, aconselha-se a evitar a humidade do ar e a ventilação excessiva na adega.

  • CUSTOS REDUZIDOS

Um aspecto importante da nebulização são os custos altamente reduzidos comparativamente com outras alternativas para o controlo de humidade. Os custos energéticos são baixos e as instalações simples e rápidas. Os sistemas de MICROASPERSORES são projetados para operar a custos de aplicação e manutenção mínimos.

Vantagem

A instalação de sistemas de nebulização em adegas vinícolas possui muitas vantagens:

  • Aumento da produtividade da adega;
  • Manutenção dos níveis de humidade constantes;
  • Redução da possibilidade de seca dos barris;
  • Evita a evaporação natural do vinho;
  • Redução dos custos de mão-de-obra na manutenção dos barris;
  • Contribuição para o alcance da temperatura ideal;
  • Redução de custos em comparação com outros sistemas de arrefecimento.
  • HUMIDIFICAR PARA POUPAR

Os sistemas de MICROASPERSORES permitem operações controladas electronicamente, utilizando acessórios como por exemplo Temporizadores, Centrais Hidrométricas ou Centrais de Temperatura. Desta forma é possível manter constantes as condições desejadas no decorrer de um dia, independentemente das condições climatéricas exteriores.

  • NEBULIZAR PARA POUPAR

Os sistemas de MICROASPERSORES são instalados com grande facilidade e o custo é facilmente amortizado no decorrer dos meses seguintes de actividade, proporcionando uma notável vantagem económica a curto prazo.

Um simples cálculo demonstra a conveniência da instalação do sistema para humidificação de um Barril standard que contém 225 litros de vinho, a um preço hipotético de venda de 10€ por litro.

Anualmente verifica-se uma perda de aproximadamente 15% do produto, o que significa um total de 33 litros por barril, ou seja, um custo de 330 euros por barril, por ano. Por 100 barris representa uma perda líquida de 33.000 euros/ano. Considerando o custo de instalação de um sistema de MICROASPERSORES, este será convertido em lucro muito rapidamente. Se considerarmos ano após ano, a poupança será elevada.

Caso pretenda um orçamento específico para o seu caso particular, por favor não hesite em entrar em contacto, através do formulário de pedido de orçamento. O nosso Departamento Técnico entrará em contacto consigo o mais depressa possível.

Privacy Preference Center

Necessary

Advertising

Analytics

Other