Agro-Pecuária

Os animais são como os seres humanos, mais felizes e produtivos numa atmosfera agradável. O efeito da nebulização permite reduzir a tensão produzida pelo calor, aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir o índice de mortalidade.

  • GADO SUÍNO E BOVINO

Neste sector a nebulização aumenta o apetite dos animais e consequentemente, no caso dos bovinos, é também aumentada a produção de leite. Assim, os recém-nascidos atingem pesos significativos na fase do desmame, o que permite que o animal se desenvolva mais rapidamente e seja capaz de se reproduzir muito mais cedo.

Os bovinos que não estejam submetidos a nebulização apresentam stress físico e outros comportamentos em resposta ao calor, com efeitos negativos na sua actividade, fisiologia, e prestações reprodutivas.

Investigações evidenciaram que em condições de temperaturas superiores a 26 °C, a vaca perde apetite, peso, e a produção de leite baixa a níveis mínimos. As vacas leiteiras geralmente são as mais afectadas pelo fenómeno da tensão do calor (depende das condições ambientais como a temperatura do ar, a humidade, correntes de ar, radiação solar). Todos estes aspectos vão influenciar negativamente a actividade económica do criador.

No caso dos suínos, geralmente um ambiente frio aumenta o apetite dos animais que sentem a necessidade de manter a temperatura corpórea, enquanto um ambiente quente tem o efeito oposto, reduzindo o crescimento, aumentando o esforço físico para a manutenção e expondo o animal à tensão ambiental. Com o aumento da temperatura, verificam-se mudanças fisiológicas, principalmente a temperatura rectal, frequência respiratória e pulsações.

Foi realizada uma experiência na qual alguns animais foram expostos a um sistema de nebulização. Nos suínos nebulizados verificou-se um aumento significativo na quantidade de comida consumida (13%), mas também no tempo de consumo (19%) em comparação com outros tratados com sistemas convencionais.

 

  • DIFERENÇAS RELATIVAMENTE AOS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO TRADICIONAIS

O custo de instalação de um sistema de nebulização MICROASPERSORES é estimado que seja 1/8 a 1/2 do custo dos sistemas de climatização tradicionais.

No que diz respeito aos custos de manutenção e funcionamento, estão estimados em 1/4 se comparados com um sistema de climatização tradicional, pois o seu consumo energético tende a ser muito superior.

Comparativamente ao sistema convencional de humidificação, a combinação entre nebulização e ventilação revelou-se a melhor solução entre diferentes testes comprovados, graças ao seu consumo reduzido de água e à baixa frequência de descargas necessárias.

Caso pretenda um orçamento específico para o seu caso particular, por favor não hesite em entrar em contacto, através do formulário de pedido de orçamento. O nosso Departamento Técnico entrará em contacto consigo o mais depressa possível.

Privacy Preference Center

Necessary

Advertising

Analytics

Other