Energias Renováveis

Através da instalação de um sistema MICROASPERSORES é possível a redução da temperatura de um painel fotovoltaico. Este é um factor muito importante visto que as suas células estão expostas aos raios solares, tornando-os susceptíveis ao aquecimento. Uma parte dos raios solares não é convertida em energia eléctrica: é dissipada como calor, portanto, a temperatura de uma célula é sempre maior que a temperatura ambiente.

Durante os dias mais quentes, a temperatura do painel fotovoltaico pode facilmente chegar aos 70/80 °C. Este tem o melhor rendimento a uma temperatura de 22 °C. Estima-se que o rendimento do silício é reduzido em -0,5% ° por °C (grau) sempre que acima de 25 °C.

Imagine que um painel fotovoltaico chega a 75 °C: a perda de rendimento será de: 75° – 25° = 50° x0.5% = perda de 25% de rendimento. A temperatura das células de um painel tem uma grande influência sobre o seu desempenho eléctrico.

Assim, quanto menor a temperatura, melhor o rendimento do painel. Em 2007 foi realizado um teste a painéis solares integrados em telhados: para poder quantificar a perda de eficácia do painel foi instalado um kit de aspersores para medir a potência da saída dos painéis com e sem refrigeração. As medições foram feitas durante os meses de Junho e Julho e o poder da instalação é de 2480 Wc.

Depois de realizar o teste obtiveram-se os seguintes resultados: sem aspersores o aproveitamento eléctrico é de 1200/1300W, enquanto com aspersores o aproveitamento eléctrico é de 1800/2000W.

Foi verificada uma melhoria de rendimento na ordem dos 50%. Num dia inteiro, as medições têm demonstrado que sem refrigeração nos painéis, a produção diária de energia é de 12kWh, no entanto, através da refrigeração pode ser alcançada uma produção de energia de 15/16kWh diários, o que reflecte uma melhoria de rendimento de 30%.

Em simulação, foi estimado um ganho anual em 8/9%.

Caso pretenda um orçamento específico para o seu caso particular, por favor não hesite em entrar em contacto, através do formulário de pedido de orçamento. O nosso Departamento Técnico entrará em contacto consigo o mais depressa possível.

Privacy Preference Center

Necessary

Advertising

Analytics

Other